segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Surra de nostalgia: 10 filmes infantis que você provavelmente esqueceu

(Foto: Divulgação/Disney)
Existem aquelas animações com grande peso comercial tão grande que se desdobram em três, quatro, cinco filmes - como 'A Era do Gelo', 'Shrek', 'Madagascar' etc. E existem outras que são tão marcantes que carregamos como referências na maior parte do tempo - 'Toy Story', 'Wall-E', 'Up! Altas Aventuras', entre outras... 

Além dessas, que já são lembradas quase sempre, existem aquelas que marcaram época - mas, ficaram lá atrás. Listei 10 animações que marcaram a minha infância (e de todo jovem que nasceu na metade da década de 90), mas que hoje quase não lembramos mais delas. Confira a lista e prepare-se para uma surra de nostalgia:

1. Robôs (2005)


Criado pelo brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo), 'Robôs' é um filme que repete uma fórmula certeira em qualquer filme, principalmente nas animações: o personagem que vai embora para a cidade grande em busca de seus sonhos. Rodney Lataria (dublado por Reynaldo Gianecchini) é um sonhador que parte para Robópolis para conhecer um robô fodão e apresentar suas inúmeras ideias e projetos. É claro que tudo não dá tão certo assim e, então, Rod vira amigos de uma trupe de robôs abandonados: os Enferrujados.

Tem na Netflix? Sim!
Nota média no IMDB: 6.3/10.0

2. O Galinho Chicken Little (2005)



Uma paródia de 'Pedro e o Lobo' com referências a 'Guerra dos Mundos', 'O Galinho Chicken Little' é um filme muuuito divertido! Conta a história de um galinho imaginador, que surta várias vezes por acreditar que o céu está caindo - pisciano, com certeza. O problema é que, quando o céu realmente está caindo, ninguém mais acredita nele. Então, ele precisa se desdobrar para salvar a cidade.

Tem na Netflix? Não.
Nota média no IMDB: 5.3/10.0

3. Por água abaixo (2006)


O super mimado rato chamado Roddy St. James leva uma vida maravilhosa em sua mansão quando recebe a visita de um porcalhão chamado Sid. A tentativa de se livrar de Sid sai pela culatra: Rod cai na privada e vai parar no esgoto, enquanto Sid o substitui e abusa de todas as mordomias. Já no esgoto, o protagonista descobre a cidade Ratópolis, conhece Rita e, na tentativa de voltar para casa, aprende lições sobre humildade.

Tem na Netflix? Siiim! 
Nota média no IMDB: 6.7/10.0

4. Nem que a vaca tussa (2004)


Vivendo em uma fazendo prestes a ser leiloada, os animais decidem se mobilizar para se vingar do grande bandido Alameda Slim e salvar o local onde vivem. A trupe é liderada por três vacas, entre elas a protagonista Maggie, dublada pela atriz Cláudia Rodrigues. Além dela, o time de dubladores conta com ninguém mais, ninguém menos que Fernanda Montenegro! Na versão americana, quem faz a voz da mesma personagem é Judi Dench.

Tem na Netflix? Nop.
Nota média no iMDB: 5.4

5. A Fuga das Galinhas (2010)


Completamente inovador para a época, principalmente por ser todo feito com massinha, 'A Fuga das Galinhas' já foi reprisado inúmeras vezes na televisão. Além de usar e abusar do humor negro, o filme fala sobre trabalho em equipe e união ao mostrar as galinhas em fuga para não serem caçadas.

Tem na Netflix? Sim, sim!
Nota média no IMDB: 7.0

6. O Espanta Tubarões (2004)


Pegando carona no sucesso de 'O Espanta Tubarões', a DreamWorks lançou 'O Espanta Tubarões', com um time de dubladores repleto de artistas famosos (entre eles, Will Smith, Angelina Jolie e Robert DeNiro), além de uma trilha sonora original com Christina Aguilera e The Pussycat Dolls. Conta a história do peixe Oscar que, após presenciar a morte acidental de um tubarão, espalha a informação que o matou e se torna um herói. O problema é quando pedem para que ela repita a ação com outro tubarão que assombra a região - mas, ele se dá bem ao descobrir que o tubarão é vegetariano.

Tem na Netflix? Sim.
Nota média no IMDB: 6.0

7. Happy Feet - O Pinguim (2006)


Relembrando a história deste filme, descobri que ele é mais contemporâneo do que parece: vivendo em uma comunidade onde todos têm o hábito de cantar para conquistar seus parceiros, Mano é um pinguim especial e diferenciado. Ao invés de cantar, ele manda muito bem no sapateado! O seu diferencial é bem visto por alguns pinguins - mas, é claro, muito mal visto por outros. 

Tem na Netflix? Yes! O primeiro e a continuação.
Nota média no IMDB: 6.5

8. Spirit - O Corcel Indomável (2002)


Apesar de ser uma animação e das lições didáticas, este é um filme com mensagens adultas e acontecimentos que exigem, sim, uma certa maturidade para ser assistido. Conta a amizade entre um cavalo indomável e um índio durante o período de colonização, no século XVII, em pleno Oeste norte-americano.

Tem na Netflix? Sim!!
Nota média no IMDB: 7.0

9. Irmão Urso (2003)


Este é um filme lindo e com canções inesquecíveis. Uma das tentativas da Disney de resgatar o alvoroço de 'O Rei Leão', 'Irmão Urso' é único e repleto de mensagens positivas, além de ser extremamente emocionante. Conta a história do índio Konai (dublado por Selton Mello e Joaquin Phoenix), que perde o irmão em um acidente envolvendo uma ursa. Decidido a se vingar do animal, os espíritos da floresta o transformam em um urso. Vendo o mundo de outro ponto de vista, Konai começa a entender os acontecimentos recentes de outra forma, além de aprender lições sobre egoísmo e amizade.

Tem na Netflix? Não :(
Nota média no IMDB: 6.8

10. Planeta do Tesouro


Em uma pegada Star Wars e Piratas do Caribe, este foi um lançamento grandioso e inovador para a Disney na época - que, hoje, quase ninguém lembra mais. O filme conta a história de Jim Hawkins, um protagonista bonitão com ares de Alladin, que encontra um mapa do tesouro em sua causa. O achado resulta em descobertas não apenas sobre o mundo onde ele vive, mas também sobre sua própria história de vida. 

Tem na Netflix? Não, mas tem no Youtube completo!
Nota média no IMDB: 7.1


←  ANTERIOR PROXIMA → Página inicial

Um comentário:

  1. Adoro a maioria desse filmes, e acho um absurdo O Irmão Urso ser neglicenciado desse forma, ele tem uma das historias mais bonitas que a Disney já fez. Outra animação tbm que é bem esquecida é A Nova Onda do Imperador que é a coisa mais hilaria desse mundo e quase ninguem lembra.

    Abraços
    http://bit.ly/TheMagicians1

    ResponderExcluir